Roni Von Delfino Consultor Editorial Gateduc | Design Gráfico | Docente

 

Para ganhar novos negócios, as agências colocam muito foco em ideias criativas. Mas e se houvesse outras maneiras de diferenciar sua oferta? Aqui estão alguns motivos pelos quais o Digital Asset Management pode ajudá-lo a encantar seus clientes.

 

Em um cenário de agência competitivo, ter uma estratégia de satisfação do cliente pode aumentar muito suas chances de sucesso.

  • A experiência do cliente ultrapassará o preço e o produto como o principal diferencial da marca até o final de 2020 (Frost and Sullivan)
  • 84% das empresas que trabalham para melhorar a experiência do cliente relatam um aumento na receita (Oracle)
  • A satisfação do cliente pode gerar um prêmio de até 16% no preço dos produtos e serviços (relatório PwC Future of CX)

Com os executivos da agência sob pressão interna para reduzir custos e criar eficiências – e externamente para fornecer experiências melhores e mais rápidas – o Digital Asset Management é essencial.

O DAM pode ajudar as agências a criar um círculo virtuoso de eficiência, satisfação do cliente e economia de custos que pode elevar sua marca ao próximo nível

A importância da experiência do cliente

Pode não ser tão empolgante quanto conquistar um cliente novo, mas agradar e reter os clientes existentes é a maneira mais rápida e econômica de desenvolver seu negócio.

A satisfação do cliente cria fidelidade à marca, gera recomendações e reduz a rotatividade de clientes. Isso maximiza o valor vitalício dos clientes, reduz os custos gerais de aquisição de clientes e cria uma defesa autêntica de sua marca.

Não apenas isso, mas quando você trabalha com um cliente a longo prazo, você constrói um forte conhecimento da marca, o que pode elevar os resultados do seu design e acelerar significativamente a entrega.

Não é de se admirar que a experiência do cliente seja a principal prioridade para os negócios nos próximos cinco anos.

Uma pesquisa recente com 1.920 profissionais identificou a experiência do cliente (45,9%), produto (33,6%) e preços (20,5%) como as principais áreas que desejam melhorar até 2025 (SuperOffice).

Felizmente, para executivos experientes de agências, um sistema DAM eficaz pode atender a todos os três.

Veja como as agências podem desbloquear seu potencial usando o DAM como a base de sua estratégia de satisfação do cliente.

 

1.  Abra espaço para a criatividade

Como agência, a criatividade está no seu centro. Sabemos que é a sua imaginação e inovação que vão conquistar e impressionar os clientes, não o software.

Mas as agências costumam nos dizer que a criatividade e o caos andam de mãos dadas. A inspiração artística não obedece a um cronograma e, às vezes, os clientes também não os cumprem. Alterar prazos, aumento de escopo e partes interessadas inesperadas podem estar fora de seu controle. Mas seus sistemas de agência não são.

Ao melhorar seu controle sobre fatores internos, como gerenciamento de ativos, você libera tempo para o que realmente importa: criatividade.

Menos tempo perdido em processos improdutivos significa mais tempo para fazer coisas que o software não pode: inovar, contar histórias e se conectar com os clientes.

Isso é o que vai ganhar seu trabalho, converter clientes em um exército de defensores e impulsionar seus resultados financeiros.

 

 

2.  Forneça conteúdo mais rápido e atualizado

O público moderno é exigente. Eles esperam campanhas inovadoras, em seus canais de escolha, respondendo em tempo real para o resto do mundo. As empresas precisam se comunicar sobre a marca e com rapidez em uma infinidade de mídias.

Tudo isso significa que as agências estão sob pressão para reduzir o tempo de colocação no mercado e entregar com maior agilidade, sem nunca comprometer a qualidade.

Nesse ambiente, o gerenciamento eficaz de ativos digitais não é apenas algo interessante. Cada minuto conta e a entrega atrasada representa um risco significativo para as agências e seus clientes. Imagine perder a chance de se tornar viral devido a problemas de ativos totalmente evitáveis.

Um sistema DAM oferece eficiências operacionais consideráveis ​​que se traduzem em maior agilidade e capacidade de entrega. Por exemplo:

  • Fornecendo acesso imediato a imagens, vídeos e layouts – erradicando horas perdidas no rastreamento de ativos essenciais.
  • Redimensionar e redirecionar automaticamente os ativos para diferentes canais.
  • Controle de versão online, colaboração e assinatura.

E, no caso de WoodWing Assets , integração perfeita com Adobe Creative Suite e outros softwares para um processo criativo mais rápido.

 

3.  Não pare no excelente design …

Uma das melhores maneiras de alcançar a satisfação do cliente é superar as expectativas. Como agência de criação, seus designs já farão as delícias de seus clientes. Mas por que parar aí?

Seus clientes usam você para resolver seus problemas. E isso não significa apenas a necessidade de um design excelente. Significa cumprir prazos e facilitar suas vidas.

Implementar um sistema DAM mostra que você entende seus pontos fracos e está comprometido em combatê-los juntos.

Sistemas integrados e processos aperfeiçoados são uma ótima maneira de agregar valor aos clientes e posicionar sua agência como seu parceiro preferencial no futuro.

 

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4.  Ofereça paz de espírito

Seja intencional ou acidental, o uso indevido de ativos é um risco real para as empresas.

•  A caridade com estudos de caso de clientes vulneráveis

•  O fabricante com arquivos comercialmente sensíveis

•  O start-up com um gato que eles precisam manter na bolsa até o lançamento

Existem muitos motivos pelos quais os clientes dormirão mais profundamente se você estiver usando DAM.

Desde o constrangimento de usar imagens desatualizadas até violações mais graves de direitos autorais, saber que seus ativos estão sob controle correto é um grande benefício para as empresas.

A implementação de um sistema DAM oferece a seus clientes maior segurança e tranquilidade, garantindo que apenas as pessoas certas possam acessar os ativos certos.

E graças à segurança embutida com WoodWing Assets, as agências também podem ter certeza de que os arquivos do cliente estão protegidos contra tentativas maliciosas de acesso.